Picada de abelha: o Que fazer? | Ela Hoje

O que fazer se uma picada de abelha? Nos meses quentes, não só perturbando , mas também de outros insetos, como abelhas. Uma picada de abelha pode causar dor, vermelhidão ou inchaço, mas em alguns casos também podem causar uma reação alérgica ao veneno de abelhas, chamado de apitoxina.

A picada de abelha é um dos mais freqüentes, sendo a fêmea que pica e deixa o seu ferrão na pele, de modo que a abelha, ao contrário do (ambos pertencem a espécies de hymenoptera), só pode picar uma vez. Precisamente, para extrair a dor é o primeiro passo a tomar se você for picado por uma abelha.

O que fazer se for picado por uma abelha?

picadura abeja que hacer

Há três passos a seguir para uma picada de abelha:

Extrair o aguilhão

É aconselhável, para removê-lo facilmente, é para raspar com a unha ou com um objeto, arredondado para fora, no sentido contrário, como tem sido pregado à picada. Evite pressionar o veneno de sac.

Desinfetar a área

Lave a mordida área com água e sabão, e depois de seco, aplique um anti-séptico.

Aplicar frio

É o melhor remédio para reduzir a inflamação. Podemos aplicar uma compressa fria ou um cubo de gelo envolto em um pano. Normalmente, o inchaço e a dor ir embora dentro de poucas horas.

Reacção alérgica a picada de abelha

Se é produzir sintomas de alerta de uma possível reação alérgica, como se tivéssemos recebido mais de uma picada, é aconselhável ir com urgência ao médico. A alergia, em casos graves, pode causar choque anafilático. Os sintomas mais comuns neste caso são urticária, dificuldade respiratória, palidez ou vermelhidão da pele, inchaço da língua e garganta, náuseas, batimentos cardíacos rápidos ou desmaios.

De acordo com a Sociedade espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica (SEAIC), estima-se que 3% da população espanhola é alérgica ao veneno de abelhas e vespas. No caso de ter sofrido qualquer reação alérgica, embora ligeira, é para ir para o alergista para um correto diagnóstico e tratamento (imunoterapia).

Evitar picadas de abelha

picadura de abeja prevenir

  • Não faça movimentos bruscos, se há insetos hymenoptera perto (abelhas, vespas).
  • Roupas, de cores distintas, e evitar andar descalço.
  • Verifique se não há abelhas ou vespas pousadas em alimentos ou bebidas.
  • Evite perfumes ou sprays, como estes odores atraem insetos.
  • Evitar comer ao ar livre, especialmente frutas.
  • Não para de chegar perto de frutas, flores, ninhos de vespas, abelhas, colmeias ou lixo.
  • Sacudir a roupa antes de se vestir, uma vez que uma abelha pode esgueirar-se entre as dobras.
  • Em caso de alergia, você sempre tem a mão a medicação de emergência.
  • TÓPICOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *