Fantosmia: o Que são os cheiros de fantasma? | Ela Hoje

O fantosmia é uma alucinação olfativa, que nos faz perceber odores, geralmente desagradável odor, que na realidade não estão presentes. Fumaça, cheiro, comida estragada, de esgoto, de suor, de amônia… são alguns dos aromas fantasma que tendem a perceber aqueles que sofrem de fantosmia e que, de acordo com um recente estudo de pesquisa, poderia afetar a 15 pessoas, especialmente após os 40 anos.

O fantosmia é uma das disfunções olfativas mais comum, mas por que nos enganamos nosso nariz? Os cheiros, fantasma cheiro ou irreal pode ser recorrente, que afetam uma ou ambas as narinas.

Fantosmia causas

fantosmia causas

Descobrir a causa da percepção de odores fantasma é um dos desafios da ciência, embora pesquisadores apontam para várias hipóteses, como a que poderia ser associado a uma hiperatividade das células de detecção de odor na cavidade nasal ou um mau funcionamento da área do cérebro que interpreta esses sinais.

A ciência tem conseguido revelar algumas peculiaridades desses alucionaciones olfativa. Um dos estudos mais interessantes é o realizado pelo Instituto Nacional de Surdez e Outros Distúrbios de Comunicação (NIDCD) dos Estados unidos, e foi publicado na revista JAMA Otorrinolaringologia-Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e analisaram os dados de mais de 7.000 pessoas acima dos 40 anos de idade recolhidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Para a questão de se, por vezes, perceber um cheiro desagradável quando não há nada, 6,5% dos participantes responderam afirmativamente. Embora com a idade, o sentido do olfato tende a diminuir, curiosamente com o fantosmia acontece o contrário.

Este estudo também sugere que a tendência de as mulheres que sofrem deste distúrbio olfativas, com maior freqüência do que os homens, quase o dobro, e, em particular, na faixa etária entre 40 e 60 anos.

Fatores de risco

olores fantasma fantosmia

Chegando a aumenta a probabilidade de perceber com mais freqüência cheira a espírito. Alucinações olfativas são também mais comum entre os fumantes, bem como aqueles que tiveram uma lesão na cabeça.

O que é certo é que nem sempre com a devida atenção para o sentido do olfato, você pode até mesmo ser subestimada, quando ele ocorre . Como em outros aspectos de sua saúde, em qualquer problema, como o cheiro irreal, você deve verificar com o seu médico. As alucinações olfativas, pode ser muito irritante e afetar a qualidade de vida das pessoas que sofrem. Tome cuidado com o sentido do olfato é tão importante quanto cuidar para os olhos ou ouvidos.

  • TÓPICOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *